Home

 

 

 

 

 

Brad Mehldau
Jacob’s Ladder
CD
Nonesuch Records 2022

 

 

Não é a primeira vez que Brad Mehldau nos surpreende com uma escapadinha fora do Jazz, ele que se notabilizou como um dos expoentes do piano Jazz. Dos Radiohead a Bach, dos Beatles à chanson, o pianista já fez de tudo. A busca de Deus é também recorrente em Mehldau, no mergulho nos textos sagrados onde colheu inspiração para os duos com a soprano Renée Fleming, ou na perturbada invocação do arcanjo Gabriel em Finding Gabriel. 

Ainda assim o novo CD de Brad Mehldau não deixa de ser surpreendente pela diversidade de referências, que vão do rock progressivo explícito dos Yes, Gentle Giant, Emerson, Lake and Palmer ou Rush, entremeado por trechos vocais cantados ou recitados, ou mesmo gritados, bíblicos – em inglês, alemão ou brasileiro -, ou recuperando uma história de Tolstoi - «Senhor e servo». A instrumentação e os arranjos, e os intérpretes, são de igual forma inesperados e diversos, e adversos, com cantos celestiais sucedendo-se a formações típicas do rock, a sintetizadores emulando órgãos de tubos, instrumentos de cordas medievais alternando com canções desornadas e vozes sintetizadas, caixas de ritmos ou piano acústico, e de novo a verve progrock, uma e outra vez recorrente.

É difícil encontrar a unidade em Jacob’s Ladder, e a havê-la, ela só poderá residir no intento afirmado da procura de Deus, ainda assim, no mínimo, desconcertante. 

 

Brad Mehldau (tec, per, voz, samp),
Luca van den Bossche (voz, 1, 7, 9, 11, 12)
Mark Guiliana (bat, 1, 2, 5, 7, 10, 12)
John Davis (Elektron Octatrack, 1, bat programada, 4, 5, 7)
Joel Frahm (ss, 2, 7), st, 7)
Tobias Bader (voz, 2)
Becca Stevens (voz, 2, 3, 5, 9, 11, 12)
Tinkerbell (voz, 2, 8)
Lavinia Meijer (harp, 3, 12)
Motomi Igrashi-de Jong (lirone, 5, 10)
Chris Thile (voz, mandolin, 7)
Pedro Martins (voz, 8, g, 8, 12)
Safia McKinney-Askeur (voz, 9–12)
Timothy Hill (voz, 9, b, 11)
Damien Mehldau (voz, 9)
Joris Roelofs (clb, 11)
Fleurine (voz, 11)
Cécile McLorin Salvant (voz, 12)
Paul Pouwer (bat, 12)

(Este texto foi publicado no Jornal de Letras)